Quando utilizamos a Faixa Verde com a previsão e porcentagem de tolerância, o Gestiona solicita o preenchimento do Referencial de Amplitude tanto para o ano quanto para o mês. São estes referenciais e a porcentagem de limite das cores que irão influenciar na largura da sua Faixa Verde.
Ao cadastrar um item, na aba Tipo de Item, após selecionar Informar Previsão e % de Tolerância (2), é necessário configurar as amplitudes do mês e do ano.
Clique para saber mais sobre os Tipos de Item.
No campo de Referencial de Amplitude temos 3 opções:
Nesta opção sempre será considerado as amplitudes referente aos valores computados na coluna de previsto nas medições. Esta é a opção mais utilizada e por padrão é a opção que vem selecionada ao optar por um item do tipo 2.
Ao preencher a máscara de importação de faixas de controle, no campo TP_REF_AMPLITUDE_MES e TP_REF_AMPLITUDE_ANO preencha com o número 0.
Exemplo:
Se definir a amplitude de 10 e -10 na faixa verde, significará que a amplitude irá variar 10% do valor, tanto para cima, quanto para baixo. Se em um mês o valor previsto for de 100, irá variar 10 para cima e para baixo, agora, se no próximo mês o valor for 120, irá variar 12 para cima e para baixo (o mesmo vale para os valores anuais).
Nesta opção você deverá fornecer um valor fixo, além das amplitudes do mês e/ou ano. Caso um valor previsto computado nas medições seja inferior ao valor fixo, a amplitude pegará como referência o valor fixo, caso o valor computado seja maior que o valor fixo, a referência será o valor computados nas medições.
Ao preencher a máscara de importação de faixas de controle, no campo TP_REF_AMPLITUDE_MES e TP_REF_AMPLITUDE_ANO preencha com o número 1.
Exemplo:
Se definir a amplitude de 10 e -10 na faixa verde e o valor fixo for 600, e no mês o previsto for 400 (menor que o fixo), o percentual de amplitude será referente aos 600, ou seja, irá variar 60 para cima e para baixo. Se no próximo mês o previsto for 1000 (maior que o fixo), o percentual utilizará o realizado como referência, variando 100 para cima e para baixo.
Nesta opção você deverá fornecer um valor fixo, além das amplitudes do mês e/ou ano. Sempre será considerado as amplitudes referente ao valor fixo, independentemente do valor computado nas previsões.
Ao preencher a máscara de importação de faixas de controle, no campo TP_REF_AMPLITUDE_MES e TP_REF_AMPLITUDE_ANO preencha com o número 2.
Exemplo:
Se definir a amplitude de 10 e -10 na faixa verde e o valor fixo for 600, e no mês o previsto for 400 (menor que o fixo), o percentual de amplitude será referente aos 600, ou seja, irá variar 60 para cima e para baixo. Se no próximo mês o previsto for 1000 (maior que o fixo), o percentual continuará sendo referente aos 600, variando 60 para cima e para baixo.
Lembrando que as configurações do ano não precisam ser obrigatoriamente iguais às do mês, inclusive as amplitudes dos limites das cores podem ser diferentes para o mês e o ano.