Existem alguns métodos e ferramentas muito eficazes para auxiliar o acompanhamento e as análises de resultados. O Princípio de Pareto é um deles.

Você certamente já ouviu falar no método 80/20. Esta metodologia foi criada em 1897, por Wilfried Pareto, um economista, cientista político e sociólogo italiano.

Em um primeiro momento pode parecer um pouco complicada mas, na verdade, esta é uma metodologia bastante simples, que facilita muito a identificação e priorização de problemas.

PRINCÍPIO DE PARETO

Basicamente, o Princípio de Pareto estabelece que um problema é o resultado de um conjunto de causas.

Você precisa visualizar estas causas, para priorizar os temas mais importantes e estabelecer as metas necessárias para solucioná-los. Para isso, usamos o diagrama.

Dessa forma, o Princípio de Pareto prevê que, ao focarmos em 20% das causas potenciais, 80% dos problemas tendem a ser resolvidos. Sendo assim, podemos presumir que 80% dos efeitos são derivados de 20% das causas.

Leia mais:

OBJETIVO DO MÉTODO DE PARETO

Esta ferramenta tem como objetivo central criar uma ordenação entre anomalias e suas causas.

O diagrama é formado por um gráfico que estabelece a frequência das ocorrências em ordem decrescente. Dessa forma, é possível identificar as causas dos problemas e focar esforços no ponto necessário para solucioná-los.

COMO CRIAR O DIAGRAMA 80/20 MANUALMENTE

  • Defina o objetivo: O primeiro passo é ter definido com clareza qual o objetivo que você deseja atingir com esta análise.
  • Levante os dados: Reúna toda a informação que você conseguir para realizar a análise. A folha de verificação pode ser uma ferramenta de apoio muito útil nessa etapa da construção.
  • Divida os dados em categorias: Crie uma tabela e divida os dados levantados em categorias. Você pode fazer as classificações por tempo, custo e etc.
  • Construa as barras de ocorrência: Organize as colunas em ordem decrescente e faça a identificação das ocorrências mais frequentes.
  • Gráfico de Linha de Porcentagens: Calcule a porcentagem de causa/efeito de cada categoria criada. Você poderá realizar esse cálculo dividindo o número total de cada causa individual, pelo número total das causas e multiplicando o resultado por 100. Após obter o valor, é só fazer a representação gráfica, com uma escala de intervalo de 0% a 100%.
  • Faça a análise dos dados: Após o diagrama montado, analise o gráfico e identifique as causas que devem ser priorizadas para uma solução imediata.

VAMOS VER UM EXEMPLO NA PRÁTICA:

Digamos que uma empresa venha recebendo um crescente número de reclamações dos clientes atendidos. Vamos supor que o número de reclamações chegou a 174, sendo:

  • 33 sobre atrasos na entrega
  • 68 reclamando de atendimento ruim
  • 15 sobre o tempo de espera
  • 53 sobre produtos com defeitos
  • 5 relatando fraudes.

O cálculo seria realizado da seguinte forma:

ReclamaçõesQuantidade (174)CálculoPorcentagem
Atendimento Ruim6868/174*10039,08%
Produtos com Defeito5353/174*10030,45%
Atrasos na Entrega3333/174*10018,96%
Tempo de Espera1515/174*1008,62%
Fraude55/174*1002,87%

GRÁFICO DE PARETO NO ICG

Este método simples e prático está disponível como um dos recursos do ICG, permitindo uma rápida análise sobre quais pontos críticos precisam ser priorizados, facilitando a organização dos dados, além de auxiliar na tomada de decisão.

A criação do gráfico é muito simples, basta que você insira as informações levantadas, e o sistema cria o diagrama de forma automática. No caso do exemplo acima, teríamos o seguinte gráfico:

Quer saber mais sobre as ferramentas de gestão e como elas podem impactar nos resultados do seu negócio? Esta é uma amostra do nosso Guia definitivo Gestão na Prática. Confira o guia completo aqui.

Existem alguns métodos e ferramentas muito eficazes para auxiliar o acompanhamento e as análises de resultados. O Princípio de Pareto é um deles. Você certamente já ouviu falar no método 80/20. Esta metodologia foi criada em 1897, por Wilfried Pareto, um economista, cientista político e sociólogo italiano. Em um primeiro momento pode parecer um pouco complicada mas, na verdade, esta […]