COMO A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL PODE AUMENTAR SEUS RESULTADOS
Muito se tem falado sobre Remuneração Variável e o impacto que ela tem na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados do negócio.
Esta forma de remuneração tem sido cada vez mais utilizada para promover o alinhamento de todos com os objetivos, e como um gatilho para motivar e estimular o desempenho e engajamento de todos os envolvidos com as metas estratégicas das empresas.
Um bom programa de remuneração variável pode proporcionar às organizações um meio para reconhecer o time por suas contribuições, aumentando a motivação e o desempenho, gerando melhores resultados.
Leia mais:
- 4 dicas infalíveis para superar resultados em 2022
- Como alcançar suas metas em 2022 com o apoio do ICG?
- Como sua empresa está projetando os resultados para 2022?
Mas, afinal, o que é Remuneração Variável?
Também conhecida como Remuneração Flexível, essa modalidade é uma forma de bonificação diretamente ligada ao desempenho dos colaboradores pela sua capacidade individual ou coletiva de atingir metas e objetivos.
Este tipo de remuneração vem crescendo e ganhando espaço cada vez mais no mercado, tornando-se uma tendência ainda maior para 2022.
É importante ressaltar que ela é somada à remuneração fixa, mas não a substitui, tendo seu papel como um complemento agregado ao pagamento recorrente.
Por que utilizar um programa de Remuneração Variável?
Ter um programa de remuneração variável é uma ótima maneira de demonstrar aos seus colaboradores a importância e o reconhecimento do bom trabalho que eles vem desempenhando no seu negócio.
Ao perceber que seus esforços são recompensados, os profissionais sentem-se valorizados, o que estimula a darem cada vez mais o seu melhor, incentivando o desempenho individual e em equipe, entre outros benefícios.
Como funciona a Remuneração Variável?
A remuneração variável pode incluir participação nos lucros, opções de ações, remuneração diferida ou prêmios de desempenho. Compensações não monetárias, como uma viagem paga pela empresa também, por exemplo, também são possíveis.
Existem diversas formas de RV, e escolher o mais adequado vai depender da estratégia adotada pela sua empresa. Mas para facilitar este processo, vamos conhecer aqui os 3 principais tipos:
Participação nos Lucros (PLR):
É uma forma de remuneração dada aos funcionários de acordo com o lucro obtido pela empresa, dividindo uma parte do ganho entre todos. Dessa forma, o trabalho em equipe é estimulado, gerando mais engajamento entre o time. A PLR pode ser aplicada por períodos, mas normalmente é realizada de forma anual.
Comissão:
A comissão é a forma de RV mais comum utilizado no mercado, principalmente no setor de vendas. Consiste em uma bonificação de acordo com as metas atingidas, gerando um valor adicional para o colaborador, em cima do volume de vendas realizado em determinado período.
Dessa forma a empresa incentivar a equipe a buscar aumentar as vendas e atingir metas cada vez mais.
Premiação
A Remuneração Variável por Premiação é diferente da Comissão. Ela leva em conta a produtividade da equipe ou do colaborador em determinado período, podendo aplicá-la em diversas áreas da organização. O foco aqui é estimular o aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores com o negócio.
Bônus:
Esta é uma forma bem comum de incentivo, ocorrendo sempre que um colaborador atinge uma meta ou objetivo pré estabelecido. Pode ser aplicado em equipes ou individualmente, independente da área da empresa.
O pagamento de bônus também pode ocorrer em outros formatos, como uma viagem, vale compras ou cursos, por exemplos.
Tenha uma Solução para Remuneração Variável
Gerir a remuneração variável é um grande desafio. São muitas as questões que precisam ser contempladas, sobretudo, quando se trata dos indicadores de produtividade e desempenho dos profissionais e das equipes.
Foi pensando nisso que a Qualitin desenvolveu o Bônus, uma ferramenta de remuneração variável, que te permite calcular o atingimento das metas de cada colaborador ou, se preferir, calcular a remuneração real que cada um tem a receber.
Por ser um software completo, ele conecta os dados do ICG, fazendo os cálculos de forma direta, a partir das informações dos indicadores cadastrados, tornando o processo mais prático, objetivo e confiável.
Muito se tem falado sobre Remuneração Variável e o impacto que ela tem na produtividade dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados do negócio. Esta forma de remuneração tem sido cada vez mais utilizada para promover o alinhamento de todos com os objetivos, e como um gatilho para motivar e estimular o desempenho e engajamento de todos os envolvidos com as metas estratégicas das empresas. Um […]