Alteração nos critérios da EGU (Versão Beta)

Tem novidade na área! O critério Gerenciamento de Metas Agora tem o nome “Capacidade” e tem alterações na fórmula de cálculo. Vá diretamente a este critério para entender melhor como funciona.

Se você utiliza a EGU em sua empresa, veja abaixo os cálculos considerados para gerar a nota de cada critério:

Previsibilidade
A previsibilidade calcula o quão corretas estão sendo as previsões e faixas definidas paras os itens de controle do usuário. Isto é, calcula a média de itens que ficaram dentro das faixas e previsões delimitadas.

O cálculo é feito da seguinte forma:

Análise dos Resultados
O critério de análise dos resultados serve para verificar se os FCAs estão feitos de forma satisfatória. Dessa forma, se existir algum FCA faltando naquele mês, a nota é automaticamente zero.

Tendo todos os FCAs necessários feitos, a nota deste critério é calculada da seguinte forma:

  1. Metade da nota (50%) é medido através da equação abaixo:
  2. A outra metade é calculada caso o usuário tenha pelo menos uma ação sobre causa. 

Ou seja, para ter 100% da nota, você precisa fazer todos os FCA do mês, sendo que o número de causa sobre causa deverá ser igual ou maior ao número de itens fora da faixa, e pelo menos um dos FCA deve ter ação sobre causa.

Planejamento de Resultados
Planejamento de resultados avalia se o usuário cadastrou um plano de ação sempre que necessário. Isto é, se a faixa do cliente aparecer vermelha ou amarela, o usuário deve fazer um plano de ação, e a nota desse critério é calculada da seguinte maneira:

IMPORTANTE:

  • É preciso que seu plano tenha pelo menos uma ação cadastrada! Caso algum dos seus itens de controle não possua ações, apenas o título do plano, não será contabilizado na EGU! 
  • Para considerar como um Plano de Ação válido o mesmo deverá estar ativo no mês base, iniciar no mês corrente ou no mês seguinte. Por exemplo: se olharmos a EGU do mês base JANEIRO, serão considerados como válidos os planos que estiverem ativos em JANEIRO (mês base), que estiverem iniciando em FEVEREIRO (mês corrente) ou iniciando em MARÇO (mês seguinte).
Capacidade

Para que a metodologia do Gestiona funcione, é necessário que todas as metas estejam lançadas. O critério de Capacidade verifica este quesito.

Caso o usuário não possua itens de controle, a nota é automaticamente zero. Caso possua, o cálculo será feito da seguinte forma:

Primeiramente o critério identifica o “Fator Desafio” que é caracterizado por uma ou mais metas de melhoria (meta vermelha / amarela) ou pela existência de um Plano de Ação em um item de controle que esteja com a meta em verde. O Fator Desafio é pré-requisito para o cálculo, em estando atendido o sistema irá aplicar a seguinte fórmula:

 

 

Se todas as metas estiverem verde e não houver a existência de um Plano de Ação ativo no mês base a nota ficará zerada. O objetivo é que o usuário busque sempre o seu melhor, alterando suas metas quando o resultado estiver controlado, trazendo novos desafios na gestão dos seus indicadores.

IMPORTANTE:
No critério de Capacidade em itens do TIPO 1C que não sejam medidos mensalmente é necessário observar algumas particularidades:
1 – Item novo e sem histórico de medições anteriores: será necessário cadastrar a meta e previsões para que seja considerado no critério de Capacidade, mesmo que não seja medido no mês base. Caso contrário, se a meta não estiver cadastrada será descontado no critério de Capacidade. 
2 – Item com histórico de medições anteriores: o Gestiona exibirá na meta a cor e valores da meta do último resultado que foi medido.

Ações Planejadas
Ações planejadas verifica se o usuário possui ações pendentes vencidas.
Caso o usuário não possua nenhuma ação pendente vencida, a nota é automaticamente 100%.

Se existirem ações vencidas, é descontado 20% para cada uma, com o máximo de desconto sendo de 100%.

Com base nisso, o cálculo é feito da seguinte forma:

 

IMPORTANTE:
O usuário que delegou a ação e o usuário que possui a ação delegada, serão impactados na EGU referente a está ação, caso o usuário que delegou a ação, esteja aguardando o aceite da mesma. Caso não seja aceita, o usuário que estiver aguardando o aceite, será impactado em sua EGU.

Gestão das RRs (Reuniões de Resultado)
O critério de gestão das RRs verifica se o usuário tem agendado e realizado as reuniões de resultado com seus subordinados de maneira correta.
É necessário que tenha sido redigida a ata da reunião com no minimo 200 caracteres ou anexada a reunião.
Se o usuário não possui nenhum subordinado, este critério continua a aparecer na lista, mas NÃO será contabilizado na nota da EGU.

A EGU considera o mês atual como o mês base selecionado no cadastro do usuário, sendo que:

  • Reunião no mês atual deve estar concluída e com ata. (70% da nota)
  • Reunião marcada no próximo mês. (30% da nota)
Lembrando que sua nota geral é calculada através do seguinte cálculo:

Soma das (Nota * peso) de cada critério dividido pelo Total de Peso

TESTE
Open chat
1
Ajuda?
Olá,
Qual é a sua dúvida?