METODOLOGIA GESTIONA: 7 ERROS PARA VOCÊ EVITAR NA APLICAÇÃO
Gerir uma empresa e obter bons resultados não é uma tarefa fácil. Por mais que você acompanhe o mercado, a evolução é constante e muito rápida. É preciso estar sempre atento e em busca de novas e inovadoras formas de atingir seus objetivos.
Por esse motivo, ter um Modelo de Gestão é fundamental para otimizar processos e aumentar o desempenho, gerando os resultados esperados
Nossa metodologia é focada em resultados, alta performance, agilidade e praticidade e, se utilizada de forma correta, proporciona um processo de acompanhamento que permite identificar e corrigir, com precisão, possíveis causas que estejam prejudicando seus resultados.
Leia mais:
- PDCA: Tudo o que você precisa saber sobre esta metodologia
- Como a Remuneração Variável pode aumentar seus resultados em 2022
O QUE É A NOSSA METODOLOGIA DE GESTÃO
O Gestionaé uma plataforma que ajuda a organizar e direcionar o seu negócio, aumentando resultados e produtividade, utilizando uma metodologiaa baseada em dados confiáveis, mantendo sempre o alinhamento de todos e o foco na estratégia do negócio.
Mas, para que isso ocorra, é muito importante que a metodologia seja aplicada de forma correta. Somente assim você atingirá o pleno uso da ferramenta, tornando sua gestão mais ágil e eficaz. Pensando nisso, listamos aqui 7 erros comuns na utilização da nossa metodologia, para que você possa evitá-los e aumentar seus resultados em 2022.
1 – Usar o Gestiona apenas como registro de dados
O Gestiona faz com que o processo ande e as pessoas tenham a visão sistêmica do negócio apenas lançar resultados e não analisar os desvios e não registrar os planos
2 – Não conhecer o dashboard
Se você quer ter 100% de aproveitamento dos benefícios do software, é fundamental conhecer a ferramenta e saber interpretar os sinais que ela apresenta. Por esse motivo, você precisa conhecer o seu dashboard, entender para que serve cada botão, e em que momento utilizar cada um dos recursos.
3 – Não elaborar FCA
O FCA é uma ferramenta poderosa para a identificação de anomalias no processo, que ajuda você a entender estes problemas de uma forma mais clara. No Gestiona, o FCA deve ser realizado sempre que um resultado sair fora do previsto, tanto para melhor quanto para pior. Ou seja, quando o farol do seu item não estiver verde. Dessa forma você identifica a causa raiz da anomalia, e age diretamente no problema, evitando reincidências.
4 – Não criar planos de ação
No Gestiona, o plano de ação é uma ferramenta que permite planejar e acompanhar atividades necessárias para o atingimento de nossas metas, e é realizado normalmente quando a meta estiver vermelha, com previsão de avermelhar ou quando você identificar uma possibilidade de melhoria.
É uma ferramenta essencial, pois detalha todas as etapas do plano, através do 5W2H, uma ferramenta baseada em uma listagem de atividades específicas que precisam ser executadas com o máximo de clareza possível.
5 – Não acompanhar as ações planejadas
Este é um erro muito comum, e que tem impacto direto nos planos de ação e FCAs elaborados.
O Plano de Ação é fundamental, mas para que ele funcione, é primordial ter ações bem definidas. Porém, se as ações não forem acompanhadas, é provável que o seu plano não funcione.
Independente do objetivo, seja para atingir metas ou para correção de rumo, as ações são essenciais para o sucesso da estratégia, por isso precisam ser acompanhadas de forma organizada.
No Gestiona você pode utilizar ferramentas como as Ações Pendentes, Modo Compacto ou Monitor de Tarefas para gerenciar suas ações de forma prática e efetiva.
6 – Não realizar a reunião de RR
Além de realizar o alinhamento de todos com a estratégia, a RR é o momento de analisar os dados, avaliar o desempenho e identificar a necessidade de correção de rumo, proporcionando a todos os participantes a visão sistêmica do negócio.
7 – Não acompanhar a EGU
A EGU é um recurso de enorme importância pois, através dela é possível medir a aplicação da metodologia do nosso software através da utilização dos recursos pelos usuários.
Ela ainda disponibiliza o recurso Melhorar a EGU, permitindo que os usuários identifiquem pontos de melhoria em cada um dos critérios, o que possibilita aumentar os resultados, avaliar a aplicação do método e priorizar ações mais importantes.
Agora que você já sabe como evitar os principais erros na aplicação da metodologia Gestiona, é hora de pôr em prática o aprendizado.
Gerir uma empresa e obter bons resultados não é uma tarefa fácil. Por mais que você acompanhe o mercado, a evolução é constante e muito rápida. É preciso estar sempre atento e em busca de novas e inovadoras formas de atingir seus objetivos. Por esse motivo, ter um Modelo de Gestão é fundamental para otimizar processos […]